ECORELIGIÃO

· Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos
(princípio fundamental).Trata-se de um princípio ético que "reflete o dever de nos preocuparmos com outra pessoas e outras formas de vida, agora e no futuro".

· Melhorar a qualidade da vida humana
(critério de sustentabilidade). Esse é o verdadeiro objetivo do desenvolvimento, ao qual o crescimento econômico deve estar sujeito: permitir aos seres humanos "perceber o seu potencial, obter autoconfiança e uma vida plena de dignidade e satisfação".

· Conservar a vitalidade de a diversidade do Planeta Terra
(critério de sustentabilidade). O desenvolvimento deve ser tal que garanta a proteção "da estrutura, das funções e da diversidade dos sistemas naturais do Planeta, dos temos absoluta dependência"

· Minimizar o esgotamento de recursos não- renováveis
(critério de sustentabilidade). São recursos como os minérios,petróleo,gás, carvão mineral.Não podem ser usados de maneira "sustentável" porque não são renováveis.Mas podem ser retirados de modo a reduzir perdas e principalmente a minimizar o impacto ambiental .Devem ser usados de modo à "ter sua vida prolongada como , por exemplos , através de reciclagem, pela utilização de menor quantidade na obtenção de produtos, ou pela substituição por recursos renováveis , quando possível".

· Permanecer nos limites de capacidade de suporte do Planeta Terra
(critérios de sustentabilidade). Não se pode ter uma definição exata , por enquanto , mas sem duvida há limites para os impactos que os ecossistemas e a biosfera como um todo pode suportar sem provocar uma destruição arriscada.Isso varia de região para região.Poucas pessoas consumindo muito podem causar tanta destruição quanto pessoas consumindo pouco.Deve-se adotar políticas que desenvolvam técnicas adequadas e tragam equilíbrio entre a capacidade da natureza e as necessidades de uso pelas pessoas.

· Modificar atitudes e práticas pessoais
(meio para chegar a sustentabilidade).
"Para adotar a ética de se viver sustentavelmente , as pessoas devem reexaminar os seus valores e alterar o seu comportamento. A sociedade deve promover atitudes que apóiem a nova ética e desfavoreçam aqueles que não se coadunem com o modo de vida sustentável."

· Permitir que as comunidades cuidem de seu próprio ambiente
(meio para se chegar a sustentabilidade).É nas comunidades que os indivíduos desenvolvem a maioria das atividades produtivas e criativas.E constituem o meio mais acessível para manifestação de opiniões e tomadas de decisões sobre iniciativa e situações que afetam.

· Gerar uma estrutura nacional para a integração de desenvolvimento e conservação
(meio para se chegar a sustentabilidade) A estrutura deve garantir "uma base de informação e conhecimento , leis e instituições , políticas econômicas e sociais coerentes". A estrutura deve ser flexível e regionalizável, considerando cada região de modo integrado , centrado nas pessoas e nos fatores sociais, econômicos, técnicos e políticos que influem na sustentabilidade dos processos de geração e distribuição de riqueza e bem - estar.


· Constituir uma aliança global
(meio pra se chegar a sustentabilidade).Hoje, mais do que antes, a sustentabilidade do planeta depende da confluência das ações de todos os países, de todos os povos. As grandes desigualdades entre ricos e pobres são prejudiciais a todos. "A ética do cuidado com Terra aplica-se sem todos os níveis, internacional, nacional e individual.Todas as nações só têm a ganhar com a sustentabilidade mundial e todas estão ameaçadas caso não consigamos essa sustentabilidade."


DIVERSIDADE

Um dos valores que passa a ser reconhecido como essencial para a sustentabilidade da vida na Terra é o da conservação da diversidade biológica (biodiversidade). E para sustentabilidade social, reconhecer-se a importância da diversidade dos tipos de sociedades, de culturas (sociodiversidade).

Os seres vivos evoluíram por milhões de anos, chegando o mundo à forma como esta hoje, num equilíbrio químico e climático que permitiu o aparecimento das espécies atuais, entre elas as espécies humanas. A diversidade biológica ou biodiversidade consiste no conjunto total de disponibilidade genéticas de diferentes espécies e variedades, de diferentes ecossistemas. Por lentos processos evolutivos, surgem novas variedades, novas espécies, constituem-se novos sistemas.E por mudanças nas condições ecológicas , outras variedades, espécies e ecossistema desaparecem.Mas as atividades humanas estão agora acelerando muito as mudanças nas condições ecológicas, levando as rápidas mudanças climáticas e à extinção de espécies e variedades, o que tem uma gravidade considerável.
Pouco se sabe ainda do papel relativo de cada espécie e de cada ecossistema na manutenção desse equilíbrio em condições viáveis para a sobrevivência .Mas sabe-se que todas as espécies são componentes do sistema de sustentação da vida, que a conservação da biodiversidade é estratégicas para qualidade de vida.Cada vez mais descobrem -se substâncias de grande valor para a saúde , alimentação, obtenção de tinturas,fibras e outros usos , no grande laboratório representado pela diferentes espécies de plantas e animais, muitas até pouco tempo desconhecidas ou desprezadas pela cultura oficial .A diversidade biológica deve ser conservada não só por sua importância conhecida e presumível para a humanidade, mas por uma questão de princípios : todas espécies merecem respeito, pertencemos a todos à mesma única trama de vida neste planeta.